• Bruno Alamino

como planejar sua construção

Se você quer ou vai construir ou reformar e não sabe nem por onde começar, é bom começar a se planejar. O planejamento evita dores de cabeça desnecessárias, custos excessivos e garante o resultado final mais eficiente e dedicado àquilo que você sempre sonhou.

O planejamento da obra não é uma etapa complexa, entretanto é uma - se não a mais - etapa importante. Em toda a obra, planejar significa acertar, e quem é que não gosta de acertar e não perder recursos, não é mesmo?


Nesse artigo vamos colocar os pontos mais importantes de um planejamento para você começar o seu e dar vida à seus sonhos.


1| Escolha o terreno certo para você

A escolha do terreno, é, antes de qualquer coisa, o ponto de partida da sua construção. Tenha sempre em mente que a sua escolha deve atender as suas necessidades. Então o terreno deve ser escolhido de uma forma que fique tudo mais cômodo para você.

É muito importante estar atento aos desníveis do terreno, à qualidade do solo, à área permitida para a construção da casa, o tamanho da casa que você quer e à localização.

Todos esses detalhes impactam na obra e no valor final. Uma ótima dica para as pessoas que não estão muito seguras na hora de fazer essas escolhas é pedir auxílio a um corretor.


2| Orçamento

Determinar o valor a ser gasto antes, durante e depois à obra é crucial e é nesse momento que você decidirá coisas importantes, dependo do seu orçamento.

É importante ressaltar que o orçamento não são só os custos da obra em si, mas sim o custo da sua vida durante a obra. Você vai alugar algo pra morar durante o andamento da obra? Você vai gastar a mais com alguma coisa? Você vai morar mais perto ou mais longe do trabalho? Essas perguntas e outras devem ser levadas em consideração na hora de começar a se planejar.

Se você vai optar por um financiamento, faça também o planejamento. As parcelas devem caber no seu bolso e riscos como desemprego devem ser considerados.


3| Arquitetura e Engenharia

"Tornar o simples em complicado é fácil. Tornar o complicado em simples é criatividade" - Charles Mingus

O seu projeto já está em sua mente e você quer que ele aconteça da forma que você sempre sonhou. A arquitetura e a engenharia estão aí para tirar da sua mente o que você realmente deseja pra sua casa.

As construtoras devem ter em sua equipe técnica esses profissionais. Então busque sempre conversar com esses profissionais para eles entenderem melhor quais são seus pensamentos e desejos e poderem traduzir isso para o mundo real.


4| Mão de obra qualificada

A sua obra precisa de profissionais de qualidade e que atendam às suas necessidades e expectativas. A mão de obra, que começa no corretor e envolve mestre de obras, empreiteiro, pedreiro, pintor e todos os outros profissionais que participem do projeto, devem sempre estar atentas aos seus valores e necessidades. É da mão deles que sairá seu projeto e seu sonho realizado. Portanto, exija profissionais capacitados e qualificados para executar o projeto de forma sábia, sustentável e atendendo a suas esperanças.


5| Materiais necessários.

Evitar o desperdício. Essa é a frase mais usada pelos profissionais da construção civil hoje. Então, compre apenas o necessário para sua obra. O seu projeto é especificado de antemão todos os detalhes pelos engenheiros responsáveis, por isso, você já terá uma ideia dos materiais que serão utilizados e quanto será utilizado.

As compras desses insumos devem ser feitas em empresas de qualidade e que entreguem produtos de ponta. Caso contrário, pode-se adquirir itens que prejudiquem a sua construção.


6| Documentação

Para que sua construção seja completa e sem riscos de dar algum tipo de problema burocrático, é necessário se atentar as documentações exigidas para inicio, durante e pós obra, a fim de que ocorra tudo bem. Nessa fase, também é necessário realizar o pagamento das taxas e emolumentos legais, além de apresentar os dados da documentação jurídica e cadastral do terreno.


7| Cronograma

Definir um cronograma é fundamental para manter a organização dos estágios e conseguir visualizar e entender os passos que precisarão ser executados. A construção da sua casa deve seguir as seguintes etapas de uma obra:

1. Fundação — etapa responsável pela sustentação. Aqui, a mão de obra deverá preparar o terreno e realizar a fundação e a construção do alicerce que servirá de base para a construção;

2. Alvenaria — consiste no levantamento das paredes, na colocação da laje e de outros pontos estruturais do imóvel;

3. Laje e Telhado — conclui a parte estrutural da casa e deve ser feito de acordo com o especificado no projeto arquitetônico. Além do efeito estético, ele tem grande importância para a conservação do imóvel;

4. Elétrica e hidráulica — são etapas que exigem muitos cuidados para ficarem bem executadas. Para evitar erros e problemas posteriores, é essencial contar com profissionais capacitados;

5. Acabamento — pode ser complexo, longo e caro. Em geral, demanda muita mão de obra, pois consiste na colocação dos pisos e revestimentos, nivelamento das paredes, pintura, instalação de móveis planejados etc.


Projeto Vacchi

Neste momento é importante colocar tudo no papel, entender suas necessidades, entender seus custos e entender seus recursos também e se for totalmente viável o projeto da sua casa, você pode dar início as obras.


A Vacchi te dá assessoria do começo ao fim da obra, da fundação ao acabamento. Para maiores questões, duvidas ou fazer seu orçamento, fale com a Vacchi!

140 visualizações
FALE CONOSCO

(15) 99700-9488

(15) 3318-6438 

contato@construtoravacchi.com.br

CONHEÇA NOSSO ESCRITÓRIO

Rua Dona Maria José de Lima Aleixo, 150

Vila Trujillo - Sorocaba/SP

SIGA-NOS
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
Construtora Vacchi © 2019