• Tatiane Vacchi

CONSTRUÇÃO DE CASAS: MATERIAIS ESSENCIAIS

Atualizado: 20 de Mai de 2019

Antes de começar uma obra, é fundamental pensar nas fases básicas, se organizar e comprar os materiais necessários.



A construção de casas passa por dezenas de fases, considerando serviços como escolha do terreno, sondagem de solo, projeto arquitetônico, compra de materiais de construção, entre outros. Até que a construção da casa esteja realmente concluída para pintura, revestimentos e uma grande limpeza no pós-obra, existe um longo caminho a ser percorrido.

Pode-se dizer que a construção de casas passa por 4 fases muito importantes: estrutura, responsável pela sustentação e estabilidade da construção; alvenaria, conjunto de blocos, pedras e tijolos que formam paredes, muros e alicerces; cobertura, responsável pela proteção e conforto termoacústico da obra; e acabamento, fase final da obra, quando são colocados revestimentos, forros, louças, metais, e é feita a pintura.


As fases da construção de casas:

  1. Estrutura

A obra precisa de sustentação e estabilidade, por isso sua estrutura reúne um conjunto de elementos, que se combinam para garantir que todos os esforços produzidos pelo próprio peso da obra, seus ocupantes, ventos e outras sobrecargas sejam suportados.

A estrutura é formada por: fundação, pilares, vigas e lajes. Sua importância é tamanha que qualquer problema em uma de suas partes pode comprometer toda a obra. Ou seja, a utilização de materiais de qualidade e a perfeita execução da construção são indispensáveis.

1.1 Fundação

Responsável por transmitir as cargas da construção ao solo, é projetada levando em consideração a carga que irá receber e o tipo de solo onde será construída.

1.2 Pilares

Chamado de pilar quando possui forma quadrada ou retangular, e de coluna quando a forma é cilíndrica. O pilar transmite as cargas das vigas e lajes às fundações.

1.3 Vigas

Acima dos pilares estão as vigas, em posição horizontal. Elas são responsáveis por transferir o peso da laje e de outros elementos para os pilares, estruturando a obra como um todo.

1.4 Lajes

Responsável por transmitir as ações de peso e pressão para as vigas, e destas para os pilares.

Materiais para a estrutura da casa: cimento, argamassa, blocos de concreto, areia, brita, formas de madeiras, vergalhões, pregos, escoras, entre outros.


2. Alvenaria


Há dois tipos de alvenaria: convencional e estrutural.

  • A alvenaria convencional é feita com concreto armado e tem como função primordial a vedação, com a construção de paredes que vão separar os ambientes, além do fechamento de vãos entre vigas e pilares. Depois daconstrução das paredes, é preciso “rasgá- las” para embutir as instalações hidráulicas e elétricas.

  • alvenaria estrutural é a própria estrutura da obra, dispensando armações de ferro e aço. Ela utiliza medidas padrão dos elementos construtivos, que podem ser blocos de concreto ou tijolos, reunindo as funções de vedação e estrutura. É indicado, preferencialmente, o uso de bloco de concreto, pois ele permite a coordenação modular da construção, com as peças encaixadas de forma alternada, instalando simultaneamente os sistemas hidráulico e elétrico.

Materiais para a alvenaria da casa: cimento, graute, areia, blocos de concreto ou tijolos, vergalhões, caixas de luz, tubos de PVC, quadro de distribuição, argamassa para chapisco, emboço e reboco, entre outros.


3. Cobertura


A terceira fase da construção de casas tem como função proteger a edificação de águas pluviais, ventos, sol e de outros agentes de deterioração, além de contribuir para o conforto termoacústico. Há diversos tipos: com pedras minerais, vidro, sapé, madeira e concreto.

O mais utilizado na construção civil é o telhado, caracterizado por uma estrutura de apoio, normalmente metálica ou de madeira, revestida com telhas, que podem ser de fibrocimento, concreto, cerâmica, alumínio, chapa galvanizada, entre outros.

Finalizando o telhamento, há o sistema de captação de água, composto por calhas, rufos e rincões, que conduzem as águas das chuvas para onde o projeto arquitetônico definir. Essas peças podem ser de chapa galvanizada, PVC, concreto, fibrocimento, entre outros.

Materiais para a cobertura da casa: telhas, madeira, vigões, pregos, caixa d’água, calhas, rufos, caibros, manta térmica, entre outros.


4. Acabamento


A fase de acabamento reúne a realização de diversos serviços, entre eles: assentamento de revestimentos de pisos, paredes e forro; passagem de fiação e finalização das instalações elétricas; assentamento e colocação das louças e metais; colocação de caixilhos ou esquadrias; colocação de vidros e pintura geral, interna e externa.

Costuma ser a fase mais cara da obra, mas há opções para todos os bolsos. Também é preciso ter um pouco de paciência, pois costuma ser a mais demorada, já que são muitos profissionais – eletricista, encanador, pintor, assentador de revestimentos – trabalhando juntos, com prazos de entrega e prioridades diferentes. Aí, com tudo pronto, é só fazer uma boa limpeza e aproveitar a nova construção.

Materiais para o acabamento da casa: argamassa para assentar revestimentos internos e externos, os revestimentos (cerâmicos, porcelanatos, pedras decorativas, etc), pisos, azulejos, rejunte, pincéis e rolo para pintura, tinta, metais e louças sanitárias, esquadrias, janelas, portas, interruptores, mobiliário e decoração.

Tenha certeza de que não citamos tudo, o acabamento parece que nunca tem fim!


Conhecer dicas de como encarar e desenvolver uma obra é muito importante mas, além disso, é importante saber como oferecer o melhor serviço.


Créditos: Sergey Nivens / shutterstock.com

237 visualizações
FALE CONOSCO

(15) 99700-9488

(15) 3318-6438 

contato@construtoravacchi.com.br

CONHEÇA NOSSO ESCRITÓRIO

Rua Dona Maria José de Lima Aleixo, 150

Vila Trujillo - Sorocaba/SP

SIGA-NOS
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
Construtora Vacchi © 2019